Categorias no image

Publicado em 28/08/2012 | por Mestre

Ancine

Pagamento da taxa até hoje

Os inscritos no concurso para técnico administrativo e técnico em regulação cinematográfica e audiovisual da Agência Nacional do Cinema (Ancine) tem até esta terça-feira, 28, para pagar a taxa, no valor de R$50, em qualquer banco ou casa lotérica (o prazo de inscrição encerrou-se no dia no último dia 16). Os locais das provas, programadas para 23 de setembro, serão divulgado dia 14 do mesmo mês, no site do Cespe/UnB, organizadora da seleção. Na mesma data, deverá ser liberada a concorrência por cargo.
Apesar das alterações sofridas no conteúdo programático da seleção para técnico da Ancine, algumas disciplinas mantiveram a proposta do concurso anterior. Este foi o caso de Língua Portuguesa. Aqui vão algumas dicas dicas de como o Cespe/UnB costuma cobrar as questões e em que os candidatos devem ficar atentos. De acordo com Robson, continuam as abordagens sobre coesão e coerência, assim como ocorreu na última seleção. Para o professor, os candidatos devem ficar atentos na nova Reforma Ortográfica, semântica, palavras de grafia difícil, ortografia, verbos, sintaxe (termos, orações, concordância, regência, crase, emprego dos relativos, colocação e emprego dos pronomes) e pontuação.
O Cespe costuma cobrar coesão referencial, abrangendo o adjetivo, o advérbio e os pronomes, principalmente os demonstrativos. “Já em coesão sequencial é preciso focar no uso dos conectivos (preposição, pronome relativo e  conjunção). Além disso é importante o estudo da palavra ‘SE’, indeterminadora do sujeito e também como apassivadora, e a palavra ‘QUE’, como pronome relativo e como conjunção integrante”.
O Cespe/UnB usa textos sobre democracia, Filosofia, Ecologia e assuntos afins. “Mas não se esqueçam de que este ano comemoraríamos 100 anos de Nelson Rodrigues e também de Jorge Amado. Por isso, talvez apareça um fragmento de alguns deles, tal qual em 2008, no concurso para o Tribunal de Justiça, onde apareçam fragmentos de Machado de Assis e outros dois textos sobre o escritor e sua obra”, afirmou Robson Moraes. O professor aconselha aos concurseiros a fazer provas anteriores da banca, para se familiarizare com o estilo, e indica o livro Gramática para Concursos, do professor Nilson Teixeira de Almeida da Editora Saraiva, para material de apoio.

Fonte: Folha Dirigida

Tags:


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑