Categorias no image

Publicado em 06/09/2012 | por Mestre

Ancine

Cartão de confirmação a partir do dia 14
Os candidatos aos cargos de técnico em regulação cinematográfica e audiovisual e técnico administrativo da Agência Nacional do Cinema (Ancine) poderão acessar o cartão de confirmação, indicando o local de prova, a partir do dia 14 deste mês, por meio de consulta individual, no site do organizador, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB). Nessa mesma data, será divulgado o número de inscritos. O concurso visa ao preenchimento de 82 vagas, sendo 57 para técnico administrativo e 25 de técnico em regulação.
A remuneração inicial é de R$5.064 e R$5.288, respectivamente, por 40 horas de trabalho semanal. O regime de contratação é o estatutário, garantindo estabilidade ao servidor. Todos os aprovados serão lotados no Rio de Janeiro (Av. Graça Aranha, Centro, e Rua Texeira de Freitas, Lapa). As provas estão agendadas para o dia 23 de setembro. Os inscritos para o cargo de técnico em regulação serão avaliados pela manhã, e os demais, à tarde.
Administração Pública – O professor Alberto Almeida, da Academia do Concurso, comentou sobre o conteúdo de Administração Pública. Para ele, é preponderante que um servidor público conheça o mínimo dessa matéria, do ponto de vista da dimensão gestão, e não somente aspectos legalistas ligados ao campo do direito. Os candidatos precisam dar atenção a essa disciplina, pois ela não faz parte do espaço comum de aprendizado, até mesmo de alunos que cursaram ou estão cursando a faculdade de administração, assim os temas ligados à ela devem ser estudados com metodologia adequada, programação e disciplina.
Segundo o professor, ao longo dos anos o Cespe desenvolveu uma metodologia onde o examinador tem facilidade de desenvolver questões com o gabarito e uma certa “preguiça” de elaborar questões com o gabarito errado, o que possibilita entender os mecanismos de formulação de questões. O Cespe costuma trabalhar com restrição conceitual – técnica que utiliza expressões, na construção dos itens de prova que produzem restrição na aplicação de um determinado conceito; inversão conceitual – técnica onde a banca apresenta uma expressão, descrevendo um atributo invertido em relação a um conceito parecido. Muito comum quando no mesmo item de prova a Cespe trata de dois conceitos; generalização – técnica que utiliza expressões, na construção dos itens de prova que produzem generalização na aplicação de um determinado conceito; inversão de sequência – técnica que utiliza inversão de sequência, na construção dos itens de prova que produzem a aplicação errada de um determinado conceito.
A preparação envolve a resolução de muitas questões de concursos de provas anteriores, bem como articulação com os aspectos teóricos relativos ao edital. “Como nos últimos anos o Cespe tem apresentado um certo equilíbrio entre o quantitativo de temas do edital e a quantidade de questões de prova é importante que o candidato estude todos os temas da disciplina”, afirmou Alberto. Para Almeida, um bom livro para estudar os conteúdos de Administração Pública para este concurso é o livro Administração Pública para Concursos, do professor Augustinho Vicente Paludo, pela editora Campus.

Fonte: Folha Dirigida

Tags:


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑