Bancária bb

Publicado em 11/01/2016 | por Mestre

Banco do Brasil :3.573 vagas ociosas em seu quadro de pessoal

Com carência de pessoal e sem possibilidade de contratar novos funcionários, pois o prazo de validade do último concurso no Rio de Janeiro expirou em 2015, o Banco do Brasil (BB) não deverá demorar para publicar o edital da seleção de escriturário, a primeira com vagas imediatas no estado fluminense. Além do Rio, haverá oferta no Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Oficialmente, o BB não informou uma previsão, mas assegurou que seguirá realizando seus concursos, tendo em vista as suas necessidades.

Outro forte indício de que o concurso está próximo foi a publicação, no dia 23 de dezembro, da portaria do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), vinculado ao Ministério do Planejamento, que fixa o limite de pessoal nas estatais, incluindo o BB. O banco ficou autorizado a gerenciar o seu quadro com até 115.495 funcionários. Segundo o último levantamento funcional do banco, realizado em março do ano passado, o banco conta com 111.922 funcionários, havendo a necessidade de 3.573 escriturários em todo o país, segundo informação do Sindicato dos Bancários. Essa carência pode ter aumentado, com as aposentadorias. Somente em 2015 foram mais de 5 mil saídas, com o Plano de Aposentadoria Incentivada.

Preparativos – A Fundação Cesgranrio será a organizadora dessa seleção, e submeterá os candidatos a 70 questões objetivas e redação, mesma estrutura dos concursos abertos em 2015, para 15 estados e o Nordeste. A objetiva versará sobre Atualidades do Mercado Financeiro, Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico-Matemático, Cultura Organizacional, Domínio Produtivo da Informática, Inglês, Atendimento, Técnicas de Vendas e Conhecimentos Bancários.

O concurso estava previsto para o ano passado, mas foi adiado após o anúncio do ajuste fiscal por parte do governo federal. O BB optou, inicialmente, por seguir a política do Poder Executivo, mas, recentemente, informou que seguirá com sua política de concursos. A empresa possui orçamento próprio e autonomia administrativa, o que faz ser possível a abertura da seleção em 2016, ainda mais pelo fato de não haver um concurso em validade para esses estados e muitos funcionários terem se aposentado nos últimos meses.

BANNERBLOG


Sobre o autor



Comments are closed.

Back to Top ↑