Categorias no image

Publicado em 15/02/2013 | por Mestre

Bombeiro – PE

Concorrência para soldado bombeiro é grande….

Em Pernambuco, os fatos comprovam que o concurso para soldado do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) sempre é um dos concorridos. Não são poucas as pessoas que sonham em vestir a farda da corporação. A próxima seleção, prevista para ser realizada ainda neste semestre, deve se dividir em cinco fases: prova de conhecimentos, avaliação física, psicotécnica e médica, investigação social e, por fim, o curso de formação.

O último concurso foi realizado em 2006 e organizado pelo Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (Ipad). Na ocasião, a primeira etapa foi formada por 60 questões objetivas, sendo 20 de Língua Portuguesa, dez de Matemática, dez de Geografia, dez de História e dez de Noções de Direitos e Garantias Fundamentais. Os candidatos tiveram quatro horas para respondê-la.

A segunda etapa de seleção foi realizada por meio de um teste físico que consistiu em uma prova de 50 metros rasos, flexão de braços na barra fixa para homens e no solo para mulheres, natação em piscina de 25 metros, flexão de abdômen e corrida de 2.400 metros. Os índices foram específicos de acordo com o sexo do candidato. Além disso, foi necessária a apresentação de laudo médico, habilitando os candidatos
à realização dos exercícios.

Já o exame psicológico foi constituído por uma bateria de testes e inventários de individualidade e  personalidade, questionários, entrevistas e dinâmica de grupo. A avaliação médica foi particular e os resultados foram entregues para análise da corporação. Por fim, a investigação social pesquisou a conduta moral e ética de cada candidato.

Fonte: Folha Dirigida

Tags: , , , , , , , ,


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑