Dicas no image

Publicado em 13/11/2012 | por Mestre

Bombeiro – Soldado Combatente

Edital para combatente está previsto para 2012 ainda
Os interessados em ingressar como soldado combatente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) devem manter os estudos em dia, pois o edital do concurso está programado para sair ainda este ano. A informação é do diretor-geral Pessoal da corporação, coronel Gilvan de Castro, que aguarda um posicionamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) em relação à disponibilidade de orçamento.
A seleção destina-se ao preenchimento inicial de 246 vagas. Ainda de acordo com o coronel, o conteúdo programático será o mesmo do atual concurso para soldado motorista, exceto Legislação de Trânsito. A avaliação objetiva deverá constar de 40 questões, distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico.
Entre os tópicos a serem abordados durante a preparação, o especialista orienta estudar principalmente acentuação, ortografia, concordância, regência, crase e pontuação.
Os participantes devem dar atenção especial à sintaxe, pois serve de base para os tópicos anteriores. O candidato que domina esse assunto compreende predicação verbal, termos ligados ao nome, verbos impessoais e inversão de frases. Em semântica, é muito cobrado o sentido de palavras retiradas do texto, e isso depende, em grande parte, de uma boa interpretação.
Segundo ele, os futuros candidatos devem ter como hábito de estudo a assimilação de um tópico de Língua Portuguesa por dia, de três a quatro horas, de modo que possam reter o conteúdo sem confundi-lo com outras matérias.
É bom ficar atento também com a leitura de textos atuais e a elaboração de pequenas sínteses em cada parágrafo acerca das ideias desenvolvidas pelo autor. Esse é um ótimo exercício para melhorar a capacidade de intelecção textual, além de auxiliar na análise de elementos sintáticos e semânticos.
Para disputar o cargo é necessário ter o nível médio e carteira nacional de habilitação na categoria “B”. A remuneração será de R$2.526,80, de acordo com a nova tabela salarial dos Bombeiros, que entrará em vigor em fevereiro de 2013. Além da escolaridade exigida, os futuros candidatos devem ter menos de 51 anos no ato de posse. O regime de contratação será o estatutário, garantindo a estabilidade empregatícia dos novos servidores.
Fonte: Folha Dirigida

Tags: ,


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑