Categorias no image

Publicado em 05/02/2013 | por Mestre

Bombeiro – Soldado Combatente

Estratégia de Estudo….
Enquanto aguardam o aval do governador Sérgio Cabral para abertura do concurso que deverá oferecer 600 vagas de soldado combatente do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), os interessados em participar da seleção devem iniciar logo os estudos, tendo como base o padrão da avaliação de múltipla escolha aplicada aos candidatos a soldado motorista, cujo concurso foi realizado no ano passado. O edital de combatente está previsto para ser lançado no primeiro semestre deste ano.
“O programa será o mesmo do concurso de motorista, com a exclusão apenas da Legislação de Trânsito”, garantiu o diretor-geral de Pessoas do CBMERJ, coronel Gilvan de Castro. O objetivo da corporação é preencher 300 vagas ainda este ano e as outras 300 em 2014. O coronel bombeiro militar Adilson Libanio deu dicas de como deve ser a estratégia de estudo dos futuros candidatos até a publicação do edital do concurso.
“O candidato deve procurar fixar uma matéria a cada dia. Como, a princípio, são apenas duas, um dia estuda Matemática e no outro Português. Tentar se matricular em um curso preparatório especializado em concursos ajuda na preparação, sem que o candidato deixe de continuar a rotina de estudos em casa, já que o curso serve para enriquecer a agenda de estudo. Fazer muitos exercícios e simulados é sempre bom, tendo como base as provas anteriores, mas após a divulgação da organizadora, é importante realizar exercícios com questões já realizadas pela banca. Se possível, criar grupo de estudos, já que favorece a motivação”, recomendou o coronel Libanio, que também é professor do curso Degrau Cultural.
O especialista também falou sobre a importância dos futuros candidatos se prepararem com antecedência, mesmo sem saber qual é a organizadora. “É importante focar seus estudos com base nas diversas provas anteriores e realizar muitos exercícios sobre as disciplinas que serão cobradas, não esquecendo de separar um dia para cada matéria”, enfatizou. O CBMERJ pretende, além das vagas para soldado combatente, abrir oportunidades também para guarda-vidas e soldado músico. No entanto, se esses cargos forem incluídos, é possível que ocorra uma redistribuição das vagas. Ainda não se sabe se as vagas para guarda-vidas e soldado músico (caso sejam aprovadas) seriam contempladas no mesmo documento ou se a corporação abrirá outras seleções para preenchê-las.
O cargo de soldado requer o nível médio e carteira nacional de habilitação na categoria “B”. A remuneração é de R$2.526,80. Para concorrer, os futuros candidatos deverão ter menos de 51 anos no ato de posse. O regime de contratação será o estatutário. Os futuros candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, teste de capacitação física, exames de saúde, social e documental e, por fim, curso de formação, ministrado pela própria corporação e que costuma ter duração de seis meses. O exame objetivo deverá constar de 40 questões, distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico.
Fonte: Folha Dirigida

Tags: , , , , , , , ,


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑