Categorias julho-1st-Bombeiro

Publicado em 01/07/2013 | por Mestre

Bombeiro – Soldado Combatente

A diretoria-geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) reafirmou que pretende divulgar os editais dos concursos para 610 vagas no segundo semestre deste ano, e para isso solicitou urgência à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) na avaliação do impacto orçamentário das seleções. O comando do CBMERJ informou que o governador Sérgio Cabral já deu autorização informal para a abertura dos concursos, faltando apenas o aval da pasta para que os editais possam ser divulgados. O pedido da corporação é para preencher 400 vagas de soldado combatente, 150 para guarda-vidas e 60 para artífice mecânico, porém, os quantitativos poderão ser alterados. O secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, informou que os editais devem sair em agosto ou setembro, e os selecionados serão nomeados em 2014.
O cargo de soldado combatente, que deverá abrir mais vagas, requer o nível médio e carteira de habilitação na categoria “B”. A remuneração inicial é de R$2.526,80. Os futuros candidatos deverão ter menos de 51 anos no ato de posse. O regime de contratação é o estatutário, garantindo a estabilidade empregatícia. O setor de Pessoal da corporação já informou que o programa do concurso será o mesmo da seleção para soldado motorista, realizada no ano passado, excluindo apenas Legislação de Trânsito. Para o cabo e professor de Língua Portuguesa, Cristiano Felicíssimo, do Curso Degrau Cultural, o atraso na abertura do concurso é positivo para os futuros candidatos, pois assim terão mais tempo para estudar e praticar exercícios.
“O atraso não deve ser visto como ponto negativo, pois o candidato deve aproveitá-lo para intensificar os estudos visando, principalmente, à resolução de exercícios. O estudo para qualquer concurso é dividido em teoria e prática. Aqueles que possuem noção teórica pratiquem com exercícios, já os que ainda não começaram a estudar, busquem um curso preparatório. Não deixem para última hora”, afirmou. O especialista acredita que o candidato, independentemente do número de vagas, deve sempre estudar para ser o primeiro colocado. “Reflita: alguém será o último, e alguém será o primeiro; logo seja o primeiro. Com esse pensamento não importará o número de vagas. Palavras do primeiro colocado do concurso de 2009”, enfatizou. Cristiano orienta aqueles vão participar do novo concurso, e diz qual o melhor caminho para alcançar êxito na avaliação. “Os candidatos que vêm se preparando devem revisar o que foi estudado com ênfase em exercícios. Para os que não começaram a se preparar, o atraso no concurso é uma oportunidade que não pode ser perdida”, encerrou.

Fonte: Folha Dirigida

Tags: , , , , , ,


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑