Categorias no image

Publicado em 30/10/2012 | por Mestre

Bombeiro – Soldado Combatente

Bombeiros do Rio de Janeiro vão reforçar quadro
Enquanto não chegam novidades relacionadas ao concurso para soldado combatente do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), os interessados em participar da seleção podem continuar na expectativa pela liberação do edital ainda este ano, conforme informou recentemente o diretor-geral de Pessoal da corporação, coronel Gilvan de Castro.
A assessoria do CBMERJ já informou que o processo de abertura da seleção está em fase de mudanças, ainda na corporação. No entanto, a assessoria não quis especificar quais seriam esses ajustes. Gilvan também já tinha afirmado que estava aguardando um posicionamento da Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (Seplag) em relação à disponibilidade de orçamento para a realização do concurso.
A princípio, a seleção proporcionará 246 vagas para a função, cujos requisitos são possuir o nível médio completo e a carteira nacional de habilitação na categoria “B”. Gilvan já confirmou que haverá, ainda, formação de cadastro de reserva, o que poderá aumentar consideravelmente o número de convocações ao longo da validade da seleção. “Dependendo da nossa necessidade e orçamento ao longo desse período, poderemos chamar até 400 novos soldados combatentes”, declarou.
Além disso, o regime de contratação, que será o estatutário, garantindo a estabilidade empregatícia dos novos servidores, também tem chamado a atenção de futuros candidatos, bem como a remuneração inicial, cujo valor será de R$2.526,80, já de acordo com a nova tabela salarial dos Bombeiros, que entrará em vigor em fevereiro de 2013.
O processo seletivo se dará por meio de prova objetiva, teste de capacitação física, exames de saúde, social e documental e, por fim, o curso de formação para soldados, que será ministrado pela própria corporação e costuma ter duração de seis meses.
Segundo o coronel Gilvan, a avaliação de múltipla escolha deverá seguir o mesmo padrão da que foi aplicada para os candidatos ao cargo de soldado motorista, exceto pela disciplina de Legislação de Trânsito. A prova deverá constar de 40 questões, distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico.
Já na etapa dos exames físicos, os candidatos serão submetidos à corrida de meio fundo (2.400m), corrida de velocidade (100m), abdominal (30 repetições), barra (três repetições) e natação (50m). Vale destacar que, para ingressar nos Bombeiros, é preciso ter menos de 51 anos no ato de posse.
Soldado motorista – O resultado final do teste de aptidão física dos candidatos do concurso para soldado motorista do CBMERJ será divulgado no dia 6 de novembro, no site da Funcefet, organizadora. Neste mesmo dia, será disponibilizada a lista de convocação para o teste de direção veicular, que ocorrerá em 11 de novembro. Esta etapa visa a determinar se a pessoa realmente está apta a dirigir viaturas ou não.
Depois, será a vez dos exames de saúde, social e documental. Por fim, haverá um curso de formação para soldados, ministrado pela própria corporação e com duração de seis meses. De acordo com a nova tabela salarial dos Bombeiros, que entra em vigor no início de 2013, a remuneração inicial dos soldados motoristas também será de R$2.526,80, já incluindo as gratificações. O concurso tem validade de dois anos, podendo dobrar.Serviço

Resultado: www.folhadirigida.com.br e www.funcefetconcurso.org.br

Fonte: Folha Dirigida

Tags: , ,


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑