Dicas no image

Publicado em 21/11/2012 | por Mestre

Dicas

Critérios de aprovação


Quem faz concurso público quer saber quando estará trabalhando e recebendo salário. Mas, muitas vezes, o candidato interpreta mal seus resultados na prova e cria uma falsa expectativa. Ou, ao contrário, pensa que nunca será chamado e deixa de acompanhar o concurso, com risco de perder a vaga conquistada.

Isso porque os critérios de aprovação em concurso público variam de um edital para outro. Além disso, há outras informações importantes que precisam ser bem compreendidas para que o candidato saiba se tem ou não chances de ser convocado para assumir o cargo – o número de vagas disponibilizadas e se haverá ou não formação de cadastro de reserva (e quantos candidatos ficarão no cadastro).

A primeira preocupação do candidato deve ser conhecer a pontuação mínima que será exigida para não ser eliminado do concurso. O edital pode definir um mínimo por disciplina ou grupo de disciplinas ou pelo total de cada prova.

Em concursos mais complexos, com várias etapas, o candidato precisa ficar atento a todos os critérios para chegar à aprovação, o que pode exigir ser bem sucedido em uma série de eventos. Como numa corrida de obstáculos, será preciso atingir os critérios de cada etapa para chegar à reta final.

Em alguns casos, é preciso não ser eliminado em uma etapa para seguir para a etapa seguinte. Por exemplo, no caso do concurso da Receita Federal de 2009, o edital dizia que o candidato seria habilitado a prosseguir no concurso se fosse classificado na primeira etapa, ou seja, se tivesse obtido, no mínimo, 40% dos pontos ponderados em cada uma das disciplinas que integram as provas objetivas 1, 2 e 3; no mínimo, 60% do somatório dos pontos ponderados do conjunto das provas objetivas 1, 2 e 3; e no mínimo, 60% dos pontos totais correspondentes às duas provas discursivas.

Fonte: Lia Salgado, colunista do G1, fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos.

Tags:


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑