Categorias no image

Publicado em 05/10/2012 | por Mestre

Dicas

Aprenda a turbinar o seu cérebro

Para os atletas é essencial manter os músculos treinados para responder aos estímulos necessários ao seu desempenho. Igualmente, para  melhorar a função e o desempenho cerebral, é preciso utilizar técnicas eficazes que possam desafiar o cérebro e incentivá-lo a treinar regularmente suas habilidades cognitivas e a manter sua mente em forma!

Mas afinal, para que aumentar a funcionalidade do seu cérebro? Estimular o cérebro faz com que aconteçam mudanças mensuráveis na sua estrutura. Novas ligações são feitas (sinapses) e novas células cerebrais, os neurônios, são cultivadas. Aumentar a capacidade cognitiva e de memória é criar, e manter ativos, sítos para alocação e recuperação de novas informações.

Seguem algumas técnicas e hábitos que podem ajudar seu cérebro a processar melhor e mais rapidamente o que você, vê, ouve, lê, sente etc.

1. Sente-se direito.

Postura afeta o seu processo de pensamento. Prove isso a si mesmo, fazendo um cálculo de matemática “de cabeça” enquanto está encurvado, olhando para o chão e com a boca aberta e pendurada. Então faça o cálculo mental sentado em linha reta, mantendo a boca fechada e olhando para frente ou ligeiramente para cima. Você notará que é mais fácil pensar com a última postura.

2. Habitue-se a bons pensamentos.

Basta usar uma técnica de resolução de problemas por várias semanas e ela se tornará um hábito. Você pode desenvolver muitos hábitos de bons pensamentos com algum esforço, e depois ser mais inventivo sem esforço a partir desse ponto. Use o poder do hábito.

3. Use o tempo perdido.

Este é o tempo que é desperdiçado de outra maneira ou apenas subutilizado. Estamos falando do tempo gasto na condução, em salas de espera, ou até mesmo varrendo seu quintal. Com um mp3 player e você pode começar a usar esse tempo para ouvir áudio-books. Você pode perder até 200 horas por ano em seu carro. O que você poderia aprender nessas horas?

4. Exercícios de atenção.

Aprenda a parar e observar a sua mente ocupada. Como você percebe as coisas que estão sutilmente lhe incomodando e como lida com elas. Isso pode significar dar um telefonema que você precisa fazer e que ainda não foi feito, ou colocar as coisas que você tem para fazer em uma lista, para que você possa esquecê-los por enquanto. Com a prática, isso se torna mais fácil, e seu pensamento se torna mais poderoso.

5.Exercícios Neuróbicos.

Consistem em “educar” a função cerebral do emisfério não usado comumente. Experimente, por exemplo,vestir-se ou tomar banho no escuro, mudar seu relógio de um pulso para o outro, usar sua mão oposta para escovar os dentes ou cozinhar alimentos que você nunca preparou antes.

6.Exercícios para o cérebro.

Faça cálculos matemáticos em sua mente enquanto estiver dirigindo. Quebra-cabeça, palavras cruzadas, sodoku e até mesmo bons enigmas, são uma ótima maneira de exercitar o cérebro. Você pode trabalhar com eles enquanto espera por um dentista, ou no ônibus, se você estiver um curto intervalo de tempo.

7. Amigos imaginários.

Conversar e receber conselhos de personagens imaginários pode ser uma ótima maneira de acessar as informações em seu subconsciente. Imagine uma conversa com uma pessoa que tem um monte de conhecimento dentro da área que você está estudando. Faça perguntas, responda, explique. Isto vai “clarear” seus conhecimentos e consolidar seu aprendizado.

8. Valorize suas crenças.

Acredite que você é mais inteligente, e você se tornará mais inteligente. Para isso, as afirmativas podem funcionar, mas o melhor mesmo é evidência. Tome nota de seus sucessos. Quando você tiver uma boa ideia, anote-a. Reúna as provas do seu progresso e você vai começar a se sentir mais inteligente mesmo.

9. Velocidade de Leitura.

Ao contrário do que muitos acreditam, sua compreensão do material, muitas vezes cresce quando você aprende a aumentar a velocidade de leitura. Você começa a aprender muito mais em menos tempo, e é definitivamente um exercício bom para o cérebro.

10. Estresse Zero.

O estresse causa danos ao cérebro. Ele pode ter um impacto tão negativo na sua saúde mental, que aprender a reduzir o estresse em sua vida pode ser uma das coisas mais importantes que você pode fazer para ajudar a melhorar a sua função cerebral. Então, técnicas de relaxamento, meditação, horas suficientes de sono, pausas e atividades físicas e de lazer contribuem para manter seu cérebro funcionando muito bem por muito mais tempo.

Fonte: Site Até Passar

Tags:


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑