Dicas – Controle Emocional
- praticar de esportes – O esporte libera endorfina, calmante natural, e também adrenalina, que irriga as conexões cerebrais, fazendo a pessoa pensar melhor. Também contribui para melhorar o sono. Os esportes aeróbicos, como corrida e natação liberam mais endorfina, já yoga e tai chi chuan ajudam a relaxar. Fazer alongamento durante a prova também ajuda a relaxar.
- dormir cedo – O período das 22h00 às 4h00 é o de maior liberação do hormônio do crescimento (GH), que ajuda, entre outras coisas a memória e a concentração. Por isso, o horário ideal para se recolher é 21h30. Se não tiver sono, o candidato pode pegar um livro de ficção e deitar na cama, desligando a televisão ou rádio ou qualquer outra coisa que estimule o cérebro. É importante dormir oito horas diárias, mas se não conseguir uma soneca de 20 a 40 minutos na hora do almoço será revitalizante.
- estudar as matérias alternadamente – principalmente nos casos de matérias de Humanas e Exatas, por exemplo, Português e Matemática, Direito e Informática. Isso ajuda o cérebro fixar os conteúdos. Na fase final, focar nas disciplinas em que tem mais facilidade. Não é hora de tentar entender o que ainda não foi compreendido!
Na véspera:
- fazer atividades prazerosas, como assistir a um filme, assistir a um show de comédia, ir ao parque, ficar perto de amigos e pessoas que o deixem para cima, tudo que coloque o humor em estado de leveza ou felicidade. Quem está mais ansioso pode lançar mão de massagem e acupuntura. Ninguém aprende em um ou dois dias o que não aprendeu em um ano. É hora de relaxar!
- evitar o uso de álcool – é um pecado mortal, pois deixa o pensamento lentificado, o que atrapalha a concentração.
- alimentação – fazer uma dieta equilibrada, com proteínas, fibras e carboidratos. Na semana da prova, preferir arroz, feijão, verduras e grelhados. No dia da prova, em vez de barras de chocolate, o candidato pode levar uma fruta (banana ou maçã) ou bolacha de água e sal. O chocolate, em pouca quantidade, libera dopamina, que dá sensação de prazer, mas é bom evitar em grande quantidade, porque a presença de gordura pode levar a uma diarréia
Combatendo o Branco!
Um dos vilões dos candidatos que estão com a matéria na ponta da língua é o famoso “branco”. Na hora “H” tudo que se estudou parece ter fugido da memória. Para isso, também há remédio. Segundo o especialista existem duas técnicas: as pistas associativas e a respiração quadrada. Nas pistas associativas, o candidato deve tentar lembrar o contexto de quando aprendeu aquele conceito: onde ele estava, quem o explicou. “É uma dica para o cérebro saber o caminho neural para encontrar aquela resposta”, explica Fraiman.
Fonte: Folha Dirigida