Categorias no image

Publicado em 21/01/2013 | por Mestre

Dicas – Digitação

Dicas para quem vai fazer prova de digitação em concurso….


Alguns concursos públicos requerem uma etapa de prova de digitação, como parte de seu processo de seleção, tais como para certos cargos nos Tribunais (TRT, TRF, TJ etc.) nas Polícias Civil e Federal, nos Ministérios Públicos, entre outros.

Mesmo tendo sido classificados na etapa das provas escritas, candidatos geralmente sentem-se um pouco inseguros quando têm que enfrentar este tipo de teste. A forma de preparação para provas de digitação é o treinamento antecipado.

Algumas dicas, principalmente para aqueles concurseiros digitadores de primeira viagem, afim de ajudar na hora dos testes. A prova geralmente é eliminatória, mas, não é nenhum “bicho de sete cabeças”.

1 – Em primeiro lugar, NÃO é uma competição para ver quem digita mais rápido. Então, não tenha pressa e nem se preocupe com o barulho dos outros teclados ao seu redor.

2- Preocupe-se em errar menos, pois, os seus erros são que tiram seus pontos.

3- Não esqueça: o tempo dado é suficiente, mas não deve ser desperdiçado. De acordo com o concurso, o tempo disponível varia, assim como o número de caracteres a ser digitado.

4- Você receberá um texto impresso do qual deverá fazer uma cópia. Não emitir opiniões, não fazer correções, não colocar caracteres a mais ou a menos. Simplesmente reproduzir, inclusive, a formatação.

5- Você vai ser colocado à frente de um computador ligado, com um processador de texto já na tela. Você vai ter que formatar o seu texto igual ao original: fonte, espaçamento entre caracteres e entre linhas, alinhamento do texto, negrito, itálico, acentos, parágrafos e margens. Portanto, treine formatação, tanto quanto, digitação.

6- Geralmente o editor de textos é dado no ambiente Microsoft Windows e o teclado é o ABNT 2 (que tem cedilha). A menos que alguma outra especificação seja dada no edital, é com estes instrumentos que você deve treinar.

7- Dê uma lida rápida pelo texto antes de começar a digitar, como uma forma de se familiarizar com o que vai escrever.

8 – A avaliação levará em consideração o texto digitado durante o tempo concedido. Será feita uma comparação do seu texto com o texto dado, caractere por caractere e será considerado erro qualquer coisa diferente do original. A cada erro serão retirados pontos da nota máxima inicial.

9- Não precisa levar nada no dia prova tipo lápis, caneta, borracha, porque não será permitido o uso. Esse material só vai lhe atrapalhar na hora da digitação.

10- Treinar é a maneira mais eficiente de se preparar para os testes de digitação. Não deixe para começar somente depois dos resultados das provas escritas. Faça como parte de sua preparação para o concurso, um treinamento mesmo que menos intenso, mas vá se familiarizando com textos geralmente pedidos nos concursos.

Fonte: Site Até passar

Tags: , , , , ,


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑