Categorias no image

Publicado em 01/11/2012 | por Mestre

Guarda Municipal

Teste físico – veja dicas de preparação
Os interessados em participar do concurso para guarda da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) não devem perder tempo e precisam iniciar a preparação física desde já e não aguardar pelo resultado da prova objetiva para saber ser conseguiram a aprovação.
O alerta é do preparador físico Elon Junior, da EFisica Assessoria e Marketing Esportivo. O especialista destaca que os candidatos devem se preocupar com o teste físico logo que tomarem ciência do edital. “É preciso avaliar o nível de condicionamento de cada um. Na avaliação leva-se em consideração o nível de condicionamento, histórico de prática de atividade física, gênero (masculino ou feminino) e tempo disponível para a prática da atividade física”, explicou.
Para iniciar a preparação, Elon afirma que o primeiro passo é procurar um médico. “Antes de começar o treinamento, é preciso procurar um cardiologista para fazer um check-up geral e, através de um teste de esforço, identificar o nível de condicionamento físico e problemas cardiovasculares, além de um hemograma completo que avaliará o perfil do metabolismo, onde mostrará os níveis de glicose, colesterol e pressão arterial do candidato”, disse.
Elon dá diversas dicas para os candidatos obterem uma bom condicionamento para ser aprovado nos exames físicos. “Para obter êxito na prova física, é preciso que o candidato faça exercícios aeróbios, como corrida e caminhada, de longa duração e de baixa intensidade. Somado a este exercício, inclua trabalho de força para melhorar a sua capacidade no teste de barra fixa. Por exemplo, vá até uma praça pública e faça o maior número de repetições que puder (faça isso três vezes). Caso não consiga nenhuma repetição, fique pendurado o maior tempo possível. Por último, trabalhe pliometria (saltos) para fortalecer os membros inferiores e para auxiliar no salto de impulsão horizontal”, concluiu. A seleção para a Guarda Municipal do Rio de Janeiro exige que os candidatos façam flexão de braço na barra fixa, salto de impulsão, abdominal e teste de corrida.
Fonte: Folha Dirigida

Tags: ,


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑