Dicas no image

Publicado em 06/12/2012 | por Mestre

Guarda Municipal

Candidatos devem confirmar inscrição…
Os 39.854 inscritos para agente da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) e que sonham em conquistar uma das 2 mil vagas oferecidas devem se dedicar com bastante afinco para encarar a maratona de provas, intensificando principalmente a preparação intelectual e física. A seleção é composta por seis etapas, e de acordo com o secretário de Ordem Pública, Alex Costa, a previsão é que a última fase seja concluída em junho/julho de 2013.
Os inscritos no concurso devem acessar o site da Secretaria Municipal de Administração (SMA-Rio), organizadora, e confirmar o pagamento da taxa de inscrição. Caso não esteja confirmado, o candidato deve ligar, impreterivelmente nesta sexta-feira, dia 7, para a SMA-Rio. A primeira fase será constituída de prova objetiva com 25 questões de Língua Portuguesa, 15 de Noções de Direito Administrativo, Constitucional e Cidadania e Direitos Humanos, dez de Raciocínio Lógico, seis de Informática e quatro de Ética do Servidos na Administração Pública.
Ainda não há previsão para a divulgação do cartão de confirmação, contendo os locais e horário para realização desta etapa. Porém, considerando que a prova objetiva será no dia 20 de janeiro, a expectativa é que ele seja divulgado em breve pela organizadora. Os exames terão quatro opções para cada pergunta. Para garantir a aprovação, é necessário acertar um mínimo de pontos por matéria e 60 no valor total do exame. Serão convocados para próxima fase, os classificados até o 4.800º posição da lista de vagas regulares, e 1.200º da listagem de oportunidades para negros e índios.
A avaliação antropométrica e física irá avaliar o Índice de Massa Corporal – IMC e testes físicos (confira os tipos de teste na tabela do anexo IV). Na terceira etapa, prova psicológica, os candidatos irão realizar uma bateria de exames que tem por finalidade analisar a adaptabilidade e o desempenho para exercício do cargo. Algumas das características que serão avaliadas: sociabilidade, Agressividade, Fluência Verbal, Memória, Atenção, Controle Emocional e Responsabilidade do candidato.
Para a penúltima etapa, os aprovados deverão entregar a documentação necessária para o exame social e documental. A última fase tem duração de três meses e é composta pelo curso de formação. Durante este treinamento os candidatos terão aulas teóricas e físicas, que irão avaliar o desempenho comportamental e intelectual. Durante os três meses, os participantes desta fase irão receber uma bolsa-auxílio, no valor do salário mínimo vigente.

Fonte: Folha Dirigida

Tags:


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑