Categorias no image

Publicado em 10/01/2013 | por Mestre

Informações – Motivos de estresse

Estresse no trabalho vem de pressão e equipamentos que não funcionam….

A Trabalhando.com Brasil realizou uma pesquisa com 451 profissionais – 288 mulheres e 163 homens – e descobriu que para os entrevistados o estresse pode ser causado por vários motivos, sendo que os principais são pressão, equipamentos que não funcionam e mau humor do chefes e colegas.

Para 28% dos profissionais a maior causa de estresse no trabalho é trabalhar sob pressão; para 26% a maior causa do estresse no trabalho é a falta de ferramentas adequadas (computador ruim, cadeira desconfortável e etc.); para 22% é o mau humor dos chefes ou dos colegas; para 10% a maior causa é trabalhar mais horas do que deveriam; para outros 10% é ter um salário menor que seus colegas; para 4% o estresse pode ser causado por outros motivos.

Para o diretor-geral da Trabalhando.com, Renato Grinberg, o fato de as respostas estarem bem mescladas reforça a ideia de que cada profissional acredita que o estresse seja gerado por um motivo específico. De acordo com ele, para não prejudicar a saúde e a carreira, o profissional deve usar o que acredita estar causando estresse a seu favor. “Trabalhar sob pressão, por exemplo, pode ter um lado positivo, pode servir como combustível para mostrar sua eficiência”, aconselha.

Já em relação aos equipamentos que não funcionam adequadamente, para Grinberg, é importante levar o problema ao superior para que ele possa solicitar alguém para arrumar o que não vai bem. “Esse tipo de situação é simples de se resolver, muitas vezes em uma simples conversa com seu superior o problema pode ser sanado e você pode até ganhar um equipamento novo”, diz.

Quanto ao mau humor, a única dica é o diálogo, diz Grinberg, seja com o chefe ou com os colegas. “Em uma empresa, não importa o porte, é essencial ter liberdade para expor as dificuldades. É importante ter espaço para conversar, assim você cria um ambiente mais harmonioso e o trabalho torna-se mais proveitoso”, diz.

Fonte: Site G1

Tags: ,


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑