Categorias no image

Publicado em 22/01/2013 | por Mestre

Informações – Raciocínio Lógico ou Matemática?

Saiba como essas disciplinas têm sido cobradas nos concursos públicos


Há cerca de 10 anos, os concursos públicos tinham entre as suas provas gerais a temível disciplina de Matemática Básica. De 2003 para cá, entretanto, começaram a despontar em alguns processos seletivos uma matéria chamada de Raciocínio Lógico. Para os concurseiros menos experientes, a nomenclatura gera certo alívio, pois passa a impressão de que os conhecimentos matemáticos não são mais exigidos com tanto rigor. Na prática, a realidade é outra. Saiba quais conteúdos relativos a essas disciplinas são exigidos nos concursos públicos.

Foi-se o tempo em que as provas de Matemática dos concursos públicos cobravam apenas a resolução de questões que envolviam razão, proporção ou regra de três, por exemplo. No intuito de qualificar mais o serviço público brasileiro, questões de Raciocínio Lógico começaram a ser cobradas – o que exige capacidade de interpretação dos candidatos. A mudança também tem servido para selecionar com critérios rigorosos um número cada vez maior de pessoas que desejam seguir a carreira pública e se inscrevem para essas avaliações.

O professor Marcos Antônio de Almeida ministra aulas de Matemática para o Mestre dos Concursos e é autor de livros sobre Raciocínio Lógico. Ele alerta os concurseiros que a inclusão de questões de Raciocínio Lógico não dispensa a aquisição de conhecimentos de Matemática Básica por parte do candidato. “A pessoa que não dominar esses conteúdos mais básicos não vai conseguir resolver provas de raciocínio comumente cobradas por bancas da Cespe/UnB, Fundação Carlos Chagas, Esaf e Cesgranrio”, esclarece Marcos Antônio.

Sobre os conhecimentos de Raciocínio Lógico mais cobrados nos concursos públicos das bancas citadas acima, o professor ressalta: “é indispensável estudar estruturas lógicas, raciocínio sequencial, raciocínio verbal, associações lógicas e lógica de argumentação”, orienta. Autor do livro Raciocínio Lógico para Cespe/UnB, da editora Conceito, Marcos Antônio Almeida destaca que a principal dica de preparação para as avaliações que envolvem essa disciplina é a resolução de questões de provas anteriores.

Fonte: Portal Competência

Tags: , , , , , , ,


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑