Notícias no image

Publicado em 25/01/2012 | por Mestre dos Concursos

INSS : Concurso reúne mais de 920 mil candidatos na disputa

A Fundação Carlos Chagas, organizadora, retirou de seu site a lista de inscritos do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), destinado ao preenchimento de 1.875 vagas, sendo 1.500 para técnico e 375 para perito médico. A fundação não explicou o porquê à FOLHA DIRIGIDA. Já a Assessoria de Imprensa do INSS informou que ajustes devem ser feitos.



De acordo com a lista divulgada na manhã desta terça-feira, dia 24, 920.744 candidatos estariam na disputa, sendo 908.936 concorrentes às vagas de técnico e 11.808 à função de perito médico. Uma das incrogruências do documento é ter pessoas inscritas como portadores de deficiências em locais onde não foram oferecidas vagas com esta especificação.

A lista de técnico que por instantes esteve disponível no site da organizadora é idêntica à divulgada no último sábado, dia 21, pela internet, por um candidato.  A Fundação Carlos Chagas ainda não informou como houve o vazamento. Pelo twitter, o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, além de informar que o caso está sendo apurado, afirmou: “Gente, confiem. Tanto o INSS quanto a FCC são órgãos sérios e as averiguações serão feitas.”

Calendário –
As provas objetivas estão programadas para 12 de fevereiro. A Carlos Chagas irá divulgar o edital de convocação no início do próximo mês. Até 9 de fevereiro, quem não tiver recebido por e-mail (indicado no ato de inscrição) o cartão informativo, comunicando o local e horário do exame, deverá fazer contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato da organizadora.

Pela manhã, durante quatro horas, serão avaliados os peritos. Serão cobradas 80 questões, sendo 30 de Conhecimento Gerais (Português, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo) e 50 de Específicos.

À tarde, os técnicos responderão a 60 perguntas, sendo 20 de Conhecimentos Gerais (Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática) e 40 de Específicos. A avaliação terá duração de três horas.

A aprovação estará condicionada à obtenção de, pelo menos, 30% de acertos em Conhecimentos Gerais, 30% em Conhecimentos Específicos e 40% do total de pontos da prova. Posteriormente, haverá, ainda, uma avaliação de títulos, exclusiva para os peritos.

As contratações serão feitas pelo regime estaturário – estabilidade empregatícia. Os profissionais cumprirão carga de trabalho semanal de 40 horas. A critério do INSS os aprovados dentro do número de vagas para as agências que ainda se encontram em construção poderão ser lotados provisoriamente nas unidades de abrangência, indicadas no anexo I do edital.

A nomeação dos primeiros 1.050 aprovados (900 para o cargo de técnico e 150 para o de perito médico) irá ocorrer em março. As demais serão escalonadas em julho (500 técnicos e 100 peritos), outubro (125 peritos) e novembro (100 técnicos).

O prazo de validade é de um ano, prorrogável pelo mesmo tempo. Durante esse período, mais aprovados, além do número original de vagas, poderão ser convocados.

Tags: , , , , ,


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑