Dicas no image

Publicado em 17/06/2011 | por Mestre

Matéria do O Globo: Professora de Português do Mestre dos Concursos dá dicas sobre o concurso da Finep

A professora de português do Mestre dos Concursos, Adriana Figueiredo, deu algumas dicas de Língua Portuguesa e Redação para as provas da Finep. Confira as dicas!

Língua Portuguesa – As provas de técnico e analista têm o mesmo perfil e serão cobrados os mesmos assuntos. Mas, como a de nível médio tem maior número de questões, será mais difícil e abrangente em tópicos da matéria. Por isso, quem fará o exame para técnico deverá ter uma base gramatical mais forte. Pronomes (principalmente os oblíquos e relativos), conjunções, uso do “que” e do “porque”, concordância nominal e verbal, regência e crase são temas que costumam ser abordados na prova. Na parte de interpretação de texto, o aluno precisa dar ênfase na diferenciação entre textos narrativos, descritivos e dissertativos. O candidato deve dar uma atenção especial aos enunciados da banca. Isto é, ao resolver questões de provas recentes elaboradas pela Cesgranrio, aproveitar para identificar os comandos nos enunciados. Quanto mais o aluno se acostumar com o perfil da banca, menos surpresas ele vai ter no dia da prova. Uma boa dica é resolver provas anteriores da banca, sempre com uma gramática de concurso ao lado, aproveitando para reforçar a teoria. Vale lembrar que o aluno que tem os conceitos bem embasados consegue resolver provas com mais rapidez.

Redação – Pela maneira como a banca formulou o edital, sabe-se que o candidato deverá produzir um texto sobre um assunto da atualidade e não sobre as matérias específicas que estuda. Assim, é importante que ele esteja familiarizado com os tópicos mais discutidos no momento, no âmbito da política, economia, entre outros. É fundamental treinar bastante até o dia da prova, com no mínimo uma redação por semana. Uma última dica: ao falar “texto em prosa”, no edital, a banca apenas se refere a uma redação que não será em verso, ou seja, um tipo de texto com qual todos estão acostumados a lidar. A Cesgranrio não costuma ser tão exigente na correção das suas redações. A maior preocupação da banca costuma ser com os erros gramaticais e não com o conteúdo, por isso, vale investir na produção de texto claro, simples e objetivo.

Assista as aulas de português da Profa. Adriana Figueiredo.

Veja a matéria completa no site do O Globo.


Sobre o autor



2 Responses to Matéria do O Globo: Professora de Português do Mestre dos Concursos dá dicas sobre o concurso da Finep

  1.  JULIANA BARBOSA DA CUNHA says:

    OLA MEU NOME É JULIANA TENHO 25 ANOS EU GOSTARIA DE SABER BOM É CLARO SI EU FICAREM PRIMEIRO LIGAR NA PROVA SEREI CHAMADA

    • admin says:

      Olá, Juliana!

      Cada concurso tem suas próprias regras sobre a convocação dos aprovados. Leia com atenção o edital de cada um deles!

      Estamos a disposição

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑