Categorias no image

Publicado em 03/04/2013 | por Mestre

PM / MG

Professor orienta o que estudar em História….
Em entrevista, o professor de História Ozório Duarte de Lacerda, em Minas Gerais, forneceu algumas dicas de preparação em relação aos estudos e comentou alguns assuntos que podem ser cobrados no concurso para a Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG), que promete ser bastante concorrido. “O candidato não pode perder de vista o conteúdo programático, assim como deve estudar diariamente os tópicos mais indicados. Acreditamos que a prova abordará, como sempre, a Era Vargas”, indicou o especialista.
Segundo o professor, as provas de História da PM costumam abordar também, como nos concursos anteriores, questões sobre a Era dos Militares, a Redemocratização do país, principalmente os planos para combater a inflação (Cruzado, Bresser e Verão do Governo Sarney e Real do Governo Itamar) e o Governo Lula. “A prova de História do concurso para soldado da Polícia Militar de Minas Gerais tem sido bem estruturada, com questões objetivas, contemplando, de forma bem diversificada, a realização dos governos da Era Vargas até os dias de hoje”, explicou.
Em relação aos conteúdos que podem ser cobrados no exame desta seleção, Ozório enfatiza os principais pontos. “Além da Era Vargas, também apostamos no populismo, com enfoque nos governos Dutra, JK e João Goulart. Da Era dos Militares destacamos os governos Castelo Branco, Médici e Geisel, dando maior importância nesse último, já que está muito em evidência na mídia um fato que ocorreu nesse governo que foi a morte sob tortura do jornalista Vladimir Herzog. Sobre o período da redemocratização, deve-se dar maior enfoque ao governo de Fernando Henrique Cardoso (auge da política neoliberal no país, com a privatização de mais de 50 estatais, entre as quais se destacam a Vale e a Eletrobras). Do governo Dilma espera-se abordagem sobre o julgamento do mensalão, Rio+20, suspensão do Paraguai e a entrada da Venezuela no Mercosul”, destacou.
Para auxiliar os candidatos na rotina de estudos, o professor afirma que a disciplina deve ser percebida como um todo. “Os candidatos devem estudar diariamente. A História deve ser percebida como um todo, pois os fatos estão interligados. O candidato deve buscar estas ligações entre fatos que podem ser causas ou consequências de outros fatos”, disse. Por fim, o especialista deixa algumas dicas aos futuros servidores da Polícia Militar de Minas Gerais. “A leitura de jornais e revistas nos ajudam a entender melhor os fatos mais recentes do governo Dilma, que podem, inclusive, inspirar os elaboradores das questões da prova. Fique atento a elas e procure pesquisar os fatos geradores das mesmas. A visão crítica do candidato é muito importante para ajudar
na fixação dos conteúdos. Sucesso!”, finalizou.

Fonte: Folha Dirigida

Tags: , , , , , , , ,


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑