Categorias no image

Publicado em 01/10/2012 | por Mestre

PM / RJ

Orientações para concurso

Nesta quinta, 27, primeiro dia da 3ª Feira da Carreira Pública e Mercado de Trabalho do Rio de Janeiro,  o chefe do Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP) da Polícia Militar do Estado (PMERJ), tenente-coronel Roberto Vianna ministrou a palestra “Ser policial é sobretudo uma razão de ser – o ingresso na PMERJ”. Ele explicou sobre a história da PM-RJ, a profissão do policial militar, sua atuação, os salários e a progressão na carreira. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer os benefícios de trabalhar na corporação. “Aqueles que passarem no concurso público receberão assistência médica hospitalar para si e dependentes, alimentação, fardamento, promoção, pensão policial militar, transferência a pedido para a reserva remunerada, férias, afastamento temporário e licenças, porte de armas e Regime Adicional de Serviço”, explicou.

O tenente-coronel também falou sobre as etapas dos concursos que a PMERJ lançará em 2013, dando dicas para aprovação e apontando o que mais reprova, bem como os cuidados que o candidato deve ter. O palestrante mostrou aos participantes que as maiores causas de reprovação nos exames são: obesidade e altura baixa (antropométrico), apatia, agressividade e descontrole emocional(psicológico), problemas relacionados a Cardiologia, Oftalmologia e Ortopedia (médico), falta de vigor físico e treinamento específico, especialmente na tração da barra e na flexão (físico) e falta de documentos e omissão de informações (social). O recrutamento, que é realizado no Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), consiste em prova escrita, exames (antropométrico, físico, médico, psicológico, social e documental e toxicológico).

O exame toxicológico, que é a grande novidade entre os exames exigidos pela corporação, consiste em verificar através do exame da queratina se o candidato usou substâncias entorpecentes ilícitas. “A dica é que o futuro candidato acesse a página eletrônica do Ministério da Saúde, para verificar os mais de cinco mil tipos de substâncias ilícitas”, explicou. Roberto Vianna informou com exclusividade na sua palestra, que os índices dos exames físicos para oficial e soldado para os concursos de 2013 serão realizados com base no estudo que a diretriz de educação física da PM determina: para os candidatos masculinos serão feitas tração na barra fixa (3 repetições), 40 abdominais tipo remador em um minuto e corrida de 2.400 metros em 12 minutos. Já para mulher serão cobrados 30 flexões de braços e antebraços, 30 abdominais tipo remador em um minuto e corrida de 2.200 metros em 12 minutos.

Fonte: Folha Dirigida

Tags:


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑