Notícias no image

Publicado em 10/05/2011 | por Mestre dos Concursos

Prefeitura do Rio de Janeiro .

Guarda Rio reduz altura mínima

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro acatará pedido do Ministério Público do Estado (MPE-RJ) e diminuirá a altura mínima exigida para ingresso em seu quadro-fim. Desse modo, será necessário possuir, pelo menos, 1,60m (mulheres) e 1,65m (homens) para se tornar guarda municipal (antes, era preciso ter 1,65m e 1,70m, respectivamente), de acordo com a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), pasta a qual a corporação está vinculada.

A medida contemplará candidatos do concurso em andamento e do próximo. Isso porque, ainda segundo a Assessoria de Comunicação Social da Seop, aproximadamente 300 concorrentes da seleção promovida em 2008 serão reconvocados para verificar quem está dentro do novo limite de estatura mínima. Ainda não há previsão de quando ocorrerá a chamada, de acordo com a própria Seop e a Secretaria Municipal de Administração (SMA), que organiza o concurso por meio da Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos.
Após a realização das duas primeiras etapas (prova objetiva e exames antropométrico e físico), foram aprovados 2.393 candidatos. Como a avaliação psicológica voltou a ser considerada a terceira fase da seleção, antes do curso de formação, a SMA já convocou dois grupos para o referido teste, cujos resultados estão disponíveis abaixo. No total, 157 guardas municipais obtiveram a formatura no curso e estão atuando. Esse concurso tem oferta imediata de mil vagas.
O MPE havia ajuizado, em março passado, junto à Vara de Fazenda Pública da Capital, ação civil pública propondo a suspensão da seleção por causa da exigência de altura. O órgão desejava paralisar as nomeações e convocações e atividades do curso, além da confecção de nova classificação. A Justiça indeferiu o pedido de antecipação de tutela, que veio junto com a ação, mas ainda não há data de julgamento do mérito da questão, de acordo com o Tribunal de Justiça.
Novo concurso  Embora os secretários de Administração, Paulo Jobim, e da Ordem Pública, Alex Costa, tivessem dito que o edital do novo concurso para a área-fim da Guarda poderia sair até o último dia 29, a previsão não se confirmou por causa de entraves burocráticos. Desse modo, no que depender dos titulares de ambas as pastas, a tendência é que a seleção seja divulgada nos próximos dias, ainda mais tendo em vista que o edital já está sendo elaborado pela Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos da SMA, organizadora, segundo Costa.
Serão oferecidas 2 mil vagas, que poderão ser disputadas por quem tiver nível médio e se enquadrar na faixa de altura. Também deverá haver limite de idade, mas ainda não está fechado (no concurso de 2008 foi preciso ter apenas 18 anos na época da contratação). A remuneração atual não foi informada, mas na última seleção atingiu R$1.207,83, incluindo adicional de risco, auxílio-alimentação ou refeição e vale-transporte.

Guarda divulga normas do curso de formação
Saíram as normas do curso de formação da 2ª turma do concurso para a Guarda Municipal do Rio de Janeiro, promovido em 2008. Os convocados deverão se apresentar na sede da corporação, em São Cristóvão;nesta quinta-feira, dia 12, às 7h, para o início do curso. Na ocasião, serão informadas todas as regras da etapa e a grade curricular e ainda será feita identificação fotográfica para confecção de crachá.
Avaliação psicológica  Quem foi considerado inapto ;avaliação psicológica realizada no último sábado, dia 7,poderá tomar conhecimento do motivo por meio da entrevista devolutiva. Para tanto, será preciso solicitá-la na próxima quarta-feira, dia 11 quando será divulgado o resultado .

Fonte : Folha dirigida


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑