Nacional no image

Publicado em 13/07/2011 | por Mestre

Saiba como se preparar para o concurso da Petrobras com 590 vagas

Os candidatos que quiserem disputar as 590 vagas do concurso público da Petrobras devem se preparar: o caminho é longo e exige preparação, afirmam professores de cursinhos preparatórios.

Faça sua inscrição no concurso.

“O processo seletivo é muito aguardado pelos jovens, principalmente os que têm apenas o ensino médio e são da classe C – muitos enxergam estabilidade em uma empresa estatal como a Petrobras, mesmo sabendo que as vagas serão via CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)”, afirma Wilson Granjeiro, diretor da rede Gran Cursos.

Os exames da Cesgranrio, organizadora do concurso, costumam exigir memorização de conteúdo e cobram textos extraídos de revistas e jornais, com questões longas.

A primeira sugestão, dada tanto por Granjeiro quanto por Paulo Estrella, professor da Academia de Concursos, é resolver questões de provas anteriores da Cesgranrio e da Petrobras. “Esse treino vai permitir saber o ‘estilo’ dos exames da fundação”, diz Estrella.

É fundamental ler o edital do processo seletivo, que informa as matérias que serão cobradas, quantas questões caem, quais as datas dos resultados, o que levar no concurso público e outras questões.

As 442 vagas de ensino médio da Petrobras cobram 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de conhecimentos básicos (dez de português e dez de matemática) e 40 de conhecimentos específicos. Já para os cargos de nível superior, são cobradas 70 perguntas – 20 de conhecimentos básicos (dez de português e dez de inglês) e 50 de conhecimentos específicos. A partir da página 33 do edital estão todas as matérias específicas, separadas por carreiras.

Francisco Fontenele, professor da rede de cursinhos LFG, afirma ser essencial saber quais são as disciplinas por carreira, e estudá-las, pois um ponto a mais pode fazer diferença na hora do processo seletivo.

“Os estudos devem começar pela manhã com as matérias que o candidato tem mais dificuldade – pode ser matemática ou as disciplinas específicas do curso, por exemplo – e terminar a tarde e até a noite com as disciplinas mais fáceis”, afirma Granjeiro.

Para o diretor do Gran Cursos, quanto mais organizado for o horário de estudos, melhor.  Nenhuma matéria deve ser deixada de lado, por mais difícil que seja para o aluno. Estudar interpretação de texto e português é fundamental, já que a disciplina é cobrada tanto para vagas de ensino médio quanto superior, afirma o professor da rede LFG, que também é coordenador dos cursos de nível médio do cursinho.

- Português é uma das disciplinas que mais tem eliminado nos concursos públicos. Muitos candidatos pensam que já sabem interpretação de texto, e acabam relegando a matéria para segundo plano.

“Estar preparado para enfrentar matemática e inglês é fundamental nesse concurso”, afirma Fontinelli.

Estrella enfatiza que a concorrência será baixa para os candidatos, já que as vagas estão pulverizadas em muitas carreiras. “São 21 no total, para quem tem diploma universitário, e 25 para quem tem ensino médio”, afirma Estrella.

- O candidato vai disputar apenas com os inscritos em sua carreira. O fato de haver muitas [carreiras] inibe muita gente que vai fazer inscrição, porque não sabe exatamente o que escolher.

O diretor do Gran Cursos ressalta que os concorrentes terão tempo curto para disputar a prova, e que os candidatos que conhecerem o perfil de prova da Cesgranrio terão mais chance.

- É fundamental ter muito cuidado na leitura da prova, até porque os textos são longos, com enunciados complicados. [O concurso] exige saber interpretar texto.

Fonte: R7

Tags: , , , , ,


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑