Dicas no image

Publicado em 13/12/2012 | por Mestre

Seplag RJ

Confira tópicos importantes….

Em 13 de janeiro, serão aplicadas as provas do concurso da carreira executiva da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (Seplag-RJ), aos 26.624 inscritos, sendo 22.950 concorrentes às 800 vagas de assistente executivo e 22.950 candidatos às 80 oportunidades para analista executivo (todos os perfis).
Para os assistentes, os exames irão ocorrer das 9h às 13h – 50 questões objetivas e uma redação acerca de um tema da atualidade. Já os analistas, das 9h às 13h, farão 80 questões de múltipla escolha. À tarde, das 14h30 às 16h30, escreverão uma redação sobre apenas um entre os dois temas propostos pela Ceperj.
Na prova objetiva, a aprovação estará condicionada à obtenção de, pelo menos, 50% dos pontos e da pontuação mínima estabelecida em cada matéria. Somente terá a redação corrigida o habilitado e classificado no exame objetivo em até cinco vezes o número de vagas por perfil e modalidade (ampla concorrência, reserva para negros e índios e portadores de deficiência) para o cargo de analista executivo, e em até três vezes, para o de assistente.
A professora de Direito Constitucional Paula Maíra Caldeira falou sobre os tópicos mais importantes da disciplina para os concorrentes à função de assistente executivo. “Poder Executivo, Tributação e Orçamento, sobretudo a parte de Poder Executivo. Isso por conta na natureza do cargo”, indicou.
De acordo com a docente, como o concurso para a carreira executiva é inédito, os candidatos devem buscar resolver questões de Direito Constitucional elaborada pela Fundação Ceperj, organizadora, para outros concursos. “É preciso buscar provas anteriores da banca. A Ceperj ainda não tem a tradição da FCC (Carlos Chagas) ou do Cespe/UnB, mas nos últimos anos realizou diversos concursos. Então, não é difícil ter acesso a esse material”, explicou.  Segundo ela, uma das características da Ceperj é a de cobrar a legislação, em seu sentido literal. “As questões da banca não buscam a interpretação da lei. Ela (Ceperj) quer saber se o candidato sabe ou não a lei”.
O concurso tem prazo de validade, de um ano, prorrogável por igual período. Os profissionais serão lotados na Secretaria de Educação. O regime de contratação é estatutário (estabilidade empregatícia). Os rendimentos iniciais são de R$1.452 para os assistentes, e de R$3.002,09 para os analistas. O prazo de validade é de um ano, prorrogável por igual período.
Fonte:Folha Dirigida

Tags:


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑