Notícias no image

Publicado em 17/05/2011 | por Mestre dos Concursos

Sucesso nos concursos : Faça plano de estudos.

Rio – Estudar para concurso público exige disciplina e dedicação. Se a seleção está sendo muito aguardada, como é a do Banco do Brasil, a concorrência será grande. Por isso, é importante traçar plano de estudos. Quem está começando deve estudar a teoria e fazer exercícios de provas anteriores. Se já vem estudando, é interessante resolver provas anteriores e fazer simulados para descobrir quais disciplinas deve dar mais atenção até a prova.

PERGUNTA E RESPOSTA

por Fábio Gonçalves

Pretendo fazer concurso para o Banco do Brasil que acabou de sair o edital. O que terá mais peso na prova?
Luis André Silva, Rocinha

Olá, Luis André. O conteúdo programático do concurso do Banco do Brasil para o Rio de Janeiro não terá novidade em relação ao realizado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As disciplinas  de Português, Atualidades, Matemática e Raciocínio Lógico somam 40 questões, valendo metade da prova. A outra metade é formada pelos conhecimentos específicos, ou seja, Informática, conhecimentos bancários e habilidades no atendimento.

O peso é diferente: o candidato precisa acertar 40% da prova de conhecimentos básicos e 50% da prova de conhecimentos específicos para ser classificado.

Como o objetivo não é apenas ser classificado e sim se posicionar bem no ranking geral, o candidato tem que tomar cuidado com matemática e raciocínio lógico, que apresenta Matemática Básica e noções de Estatística e Matemática Financeira. Claro que sem descuidar de Português e atualidades!

Na prova de conhecimentos específicos, cuidado com a disciplina de conhecimentos bancários, com boa parte dos tópicos relacionada à área financeira. Da mesma forma que nos conhecimentos básicos, que são Informática e habilidades em atendimento, o candidato não pode negligenciar e deve ter algum conhecimento acumulado nessas duas disciplinas.

Se você está começando essa rotina agora, é fundamental estudar a teoria e fazer exercícios de provas anteriores ao mesmo tempo. Se já vinha estudando, como não há novidade, é interessante resolver provas anteriores e fazer simulados para descobrir quais disciplinas deve focar até o dia da prova. Bons estudos!

Fábio Gonçalves é diretor da Academia do Concurso
Amanhã, Sucesso na Carreira

Fonte : O Dia

Tags: ,


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑