Administrativa no image

Publicado em 23/08/2012 | por Mestre

TRF 5ª Região

Disciplina na hora de estudar é fundamental
Falta apenas um mês para as provas objetiva e de redação do concurso para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5ªRegião). O exame está marcada para o dia 23 de setembro. Nesta reta final de estudos, ainda existem algumas dúvidas dos candidatos com relação a certos conteúdos. Um deles é a disciplina de Administração Pública, cobrada para os cargos de técnico judiciário na área Administrativa e analista judiciário – especialidade em segurança e transporte. O professor da matéria no Nuce Concursos, Linderson Pedro, dá orientações para os últimos dias de estudo.
De acordo com Linderson, a preparação agora deve ser ainda mais intensiva. Nos dias próximos ao teste, o professor sugere que os alunos foquem na resolução de questões das disciplinas, e diz que o principal diferencial, tanto nos dias de estudo, quanto no dia da prova, será a tranquilidade. “Entretanto, o aluno deve ter alguns momentos de prazer e descanso, pois relaxar também é essencial”, complementa.
Para o educador, a aprovação será mais complicada para aqueles que não se prepararam desde o início. Porém, se o candidato mostrar ter disciplina e dedicação, conseguir uma das vagas pode ser possível. “No Nuce Concursos, temos exemplos de alunos que mesmo nesta situação, conseguiram ser aprovados”, acrescenta. Do último concurso do TRF-5ª Região, realizado em 2008, para a nova seleção, foram realizadas mudanças no conteúdo programático e atualizações em relação às matérias de Gestão de Pessoas e Noções de Administração, a fim de atender as demandas do órgão. Este ano, a organizadora responsável pelo certame é a Fundação Carlos Chagas (FCC). Linderson explica que as provas elaboradas pela instituição exigem um bom conhecimento da disciplina, pois cobram muito a parte teórica. “No caso das questões de nível superior, é exigido um maior conhecimento de interpretação de textos”, comenta.
Segundo o orientador, os assuntos da disciplinas de Administração Pública mais cobrados em exames aplicados pela FCC são aqueles relacionados à Gestão de Competências, Planejamento, liderança e PMBOK. Ele destaca a importância do conhecimento das teorias de Administração, pois estes serão bastante exigidos. “A Fundação não costuma trabalhar com textos muito longos. Em geral, o enunciado das questões é curto e não deixa dúvidas à interpretações”, diz.
Erros ortográficos são unanimidade quando se trata do que mais pode descontar pontos em avaliações como esta. Segundo o professor, erros graves de pontuação, escrita e desenvolvimento podem abaixar muito a nota dos candidatos. Outro fator que pode tirar as chances de uma boa pontuação é o desenvolvimento incorreto das teorias. “As teorias administrativas têm detalhes que devem ser explorados nos exames. A confusão entre teorias é um fator determinante para o fracasso do candidato“, alerta.

Fonte: Folha Dirigida

Tags:


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top ↑